HOME FEEDBACK

África do Sul prepara proposta de última hora para evitar tarifaço

África do Sul busca última oportunidade para evitar tarifa de 30% sobre suas exportações. O ministro do Comércio destaca a urgência da proposta revisada após a falta de resposta dos EUA nas tentativas anteriores.

A África do Sul está preparando uma proposta comercial revisada para evitar uma tarifa de 30% sobre produtos sul-africanos, que entrará em vigor em 1º de agosto de 2025.

A informação foi divulgada pelo ministro do Comércio Parks Tau em 31 de julho de 2025. O país já havia submetido propostas à administração de Donald Trump, mas não obteve resposta.

Durante entrevista à rádio 702, Tau comentou: “Estamos navegando por uma proposta de última hora que está aprimorada em relação à proposta inicial”.

Essa iniciativa surgiu após reuniões no dia 30 de julho entre representantes sul-africanos e autoridades dos EUA. O governo norte-americano recomendou que a África do Sul enviasse uma proposta aprimorada.

A África do Sul é o 2º maior parceiro comercial dos EUA, atrás apenas da China. As exportações incluem automóveis, produtos manufaturados, frutas cítricas e vinhos.

Estimativas do banco central sul-africano indicam que a tarifa afetaria aproximadamente 100.000 empregos, com os setores agrícola e automotivo sendo os mais impactados.

As relações entre os países enfrentam desafios, principalmente devido a políticas de Empoderamento Econômico Negro na África do Sul e a um processo contra Israel na CIJ, que gera tensão com os EUA.

Leia mais em poder360