HOME FEEDBACK

África do Sul prepara proposta de última hora para evitar tarifaço

África do Sul busca uma nova proposta para evitar tarifas que ameaçam 100.000 empregos no país. Reuniões recentes com autoridades americanas abriram uma janela para renegociações comerciais.

A África do Sul está preparando uma proposta comercial revisada para os Estados Unidos para evitar uma tarifa de 30% sobre seus produtos. Anúncio feito pelo ministro do Comércio Parks Tau em 31 de julho de 2025.

A tarifa começará a valer em 1º de agosto. A África do Sul já havia tentado apresentar propostas em maio e junho, mas não obteve resposta.

Tau afirmou: “Estamos navegando por uma proposta de última hora que está aprimorada em relação à anterior.” A iniciativa segue reuniões entre representantes sul-africanos e autoridades norte-americanas no dia 30 de julho.

Durante essas reuniões, os EUA encorajaram a reenvio de uma proposta aprimorada. Os Estados Unidos são o 2º maior parceiro comercial da África do Sul, após a China, importando produtos como automóveis, produtos manufaturados, frutas cítricas e vinhos.

O banco central sul-africano estima que a nova tarifa pode ameaçar 100.000 empregos, afetando especialmente os setores agrícola e automotivo.

As relações entre os dois países estão tensas devido a questões como as políticas de Empoderamento Econômico Negro da África do Sul e a ação contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), que é desaprovada por ambos, EUA e Israel.

Leia mais em poder360