HOME FEEDBACK

Adeus ao Papa teve expulsões, selfies 'desrespeitosas', gritos e quebra de protocolo

Fiéis se despedem do papa Francisco em meio a desrespeitos isolados. Autoridades do Vaticano reforçam regras de conduta durante velório para garantir um momento solene.

Milhares de fiéis visitaram a Capela de São Pedro nesta sexta-feira para se despedir definitivamente do papa Francisco. Enquanto muitos prestavam condolências, outros mostraram desrespeito durante o luto.

Recentemente, um vídeo mostrou um homem sendo expulso da Basílica por gritar em meio aos fiéis. Seguranças intervieram rapidamente. Outras situações de desconforto foram registradas, como selfies tiradas ao lado do corpo do papa.

Para evitar esse tipo de situação, o Vaticano pediu aos turistas que guardassem os celulares ao passar pelo caixão. Apesar disso, vídeos no TikTok mostraram alguns visitantes fazendo fotos.

Um dos comentários mais curtidos sobre os registros foi: "Que desrespeito". Em 1996, o Vaticano já havia emitido uma diretiva proibindo fotos do papa em seu leito de morte.

Na quarta-feira, fiéis quebraram o protocolo de segurança, tentando se aproximar do caixão. Apesar das portas fechadas da Basílica, muitos pularam cercas, causando aglomerações, o que levou à intervenção da polícia.

Mais de 2 mil voluntários e policiais foram mobilizados para garantir a segurança do evento. O acesso ao Vaticano foi fechado, e estado de sítio foi declarado em Roma.

O velório esteve aberto até as 19h (horário local) de sexta-feira, com 250 mil fiéis se despedindo do papa desde a quarta-feira. O fechamento do caixão ocorreu após rito iniciado às 20h (15h no horário de Brasília).

Leia mais em valorinveste