Acredito que Bolsonaro será condenado, diz Lula
Lula critica interferência de Trump em processo judicial de Bolsonaro e afirma que o ex-presidente deve ser preso. O petista reafirma a soberania do Brasil e a independência do sistema judiciário nacional.
Presidente Lula acredita na condenação de Bolsonaro
Em entrevista à CNN Internacional, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que Jair Bolsonaro (PL) será condenado e preso, por ter “ameaçado a democracia” brasileira.
Lula criticou a interferência do presidente dos EUA, Donald Trump, no processo judicial de Bolsonaro, chamando a atitude de “ridícula” e uma violação da soberania do Brasil.
Trump, que impôs na 4ª feira (9.jul) uma tarifa comercial de 50% sobre produtos brasileiros, justificou a medida afirmando que as autoridades do Brasil estariam “perseguindo” Bolsonaro.
Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e pode enfrentar até 43 anos de prisão se condenado.
Em resposta, Lula afirmou que o “Brasil não aceitará ser tutelado por ninguém” e utilizaria a Lei da Reciprocidade Econômica (15.122 de 2025) para responder à medida de Trump.
Sobre o processo judicial, Lula afirmou que este é de competência da Justiça Brasileira, não podendo ser afetado por ingerências externas.
Na carta enviada a Lula, Trump considerou “uma vergonha internacional” a maneira como Bolsonaro é julgado, denunciando uma “caça às bruxas” que deve acabar “imediatamente”.