Acordo entre UE e EUA deve fixar tarifa maior que a imposta ao Reino Unido, diz jornal
Acordo deve ser fechado antes do prazo de 1º de agosto, estabelecido pelos EUA. União Europeia se prepara para tarifas elevadas caso as negociações não cheguem a um consenso satisfatório.
Negociadores da União Europeia estão prestes a fechar um acordo comercial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que poderá garantir tarifas mais altas do que aquelas do acordo com o Reino Unido, segundo o Financial Times.
A espera é que a UE alcance um acordo "nos próximos dias", antes do prazo final de 1º de agosto, conforme afirmou um porta-voz da Comissão Europeia, Olof Gill.
Donald Trump estabeleceu o dia 1º de agosto como data limite para acordos, mantendo a ameaça de tarifas elevadas a partir dessa data.
A UE tem pouco tempo para evitar a aplicação de tarifas mútuas no comércio entre o bloco e os EUA. O comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, está em contato com autoridades de alto escalão em Washington.
Sefcovic conversou com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e deve se reunir novamente com o Alto Representante de Comércio, Jamieson Greer.
O porta-voz Gill ressaltou que, se as negociações falharem, a UE está pronta para atuar e planeja tarifas sobre produtos americanos que somam 100 bilhões de euros.