HOME FEEDBACK

Ações na Europa sobem quase 5% após recuo de Trump sobre tarifas

A medidas do presidente americano sobre tarifas trazem alívio temporário para o mercado europeu, com índices registrando forte recuperação. No entanto, especialistas alertam que a guerra comercial ainda não acabou e as incertezas permanecem.

Ações europeias sobem nesta quinta-feira (10 de abril), após o presidente americano Donald Trump anunciar uma trégua de 90 dias nas tarifas para a maioria dos países, exceto a China.

Na semana passada, as ações estavam sob pressão devido a tarifas anunciadas por Trump, incluindo aumentos sobre a União Europeia.

Às 8h50 em Londres, o índice Stoxx Europe 600 subiu 6%, com todos os setores em alta. O CAC 40 da França avançou 6% e o DAX da Alemanha disparou 7%.

Se os ganhos se mantiverem, as ações europeias recuperarão cerca de metade das perdas acumuladas desde março.

No entanto, Rajeev De Mello, da Gama Asset Management, alerta que a tarifa de 125% sobre importações da China e a incerteza nas negociações podem manter um prêmio de risco na maioria dos ativos.

Susana Cruz, da Panmure Liberum, destaca que "isso não é o fim da guerra comercial" e que o dano econômico já está feito, impactando investimentos nos EUA e elevando a inflação.

Destaques do dia:

  • Volkswagen: Lucro de € 2,8 bilhões no primeiro trimestre, com efeitos das tarifas dos EUA, abaixo das expectativas.
  • Consequências das tarifas: Howard Mark, da Oaktree Capital, compara as tarifas de Trump ao Brexit e alerta para possíveis consequências futuras.
  • Sistema de direção com IA: A Nissan se une à Wayve Technologies para o próximo sistema de assistência ProPilot, previsto para dois anos.

Assine a newsletter matinal Breakfast para mais informações sobre negócios e finanças.

-- Com informações da Bloomberg News.

Veja mais em bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.

Leia mais em bloomberg