HOME FEEDBACK

Ações de montadoras disparam após Trump sinalizar ajuda para a indústria

Montadoras globais reagem positivamente a sinalizações de Trump sobre possíveis isenções tarifárias. A otimização das tarifas pode aliviar pressões sobre a indústria automobilística, que enfrenta incertezas na cadeia de suprimentos.

Ações de montadoras globais sobem após sinalização de "ajuda" de Trump, que estuda recuo nas tarifas sobre carros importados.

Na segunda-feira (14), o presidente dos EUA afirmou que os fabricantes de automóveis "precisam de um pouco de tempo" para adaptar a produção no país, em vez de depender de Canadá e México.

  • Ações da Toyota subiram 4,8% e da Honda 4% na terça-feira (15).
  • Tata Motors: +4,5%; Hyundai: +4,4%; Stellantis: +4,3%; Volkswagen, Mercedes-Benz e BMW: >2%; Aston Martin: +3,5%.

As tarifas elevadas de Trump impactaram negativamente as montadoras e geraram incertezas nas cadeias de suprimentos globalizadas.

A Toyota viu queda de 23,4% nas ações este ano, superando a queda de 10,6% do índice Topix do Japão.

Declaração de Trump representa um recuo das tarifas de 25% impostas em abril, com algumas isenções para Canadá e Mexico.

Na sexta-feira, as importações de smartphones chineses também foram isentas de uma nova tarifa.

Montadoras pressionam por mudanças nas tarifas sobre peças, programadas para começar em 3 de maio. Executivos alertam que tarifas sobre peças estrangeiras seriam prejudiciais.

Analistas da S&P Global preveem 700 mil vendas de carros a menos nos EUA este ano e um impacto maior na manufatura, com uma previsão de queda de 1,28 milhão de carros.

Analistas da Bernstein chamam as tarifas de "ameaça significativa", prevendo perdas de 5,5 trilhões de ienes nas receitas das montadoras japonesas.

Incertezas sobre tarifas persistem, dadas as dificuldades da administração Trump com decisões anteriores sobre o setor automotivo.

Leia mais em folha