Ações da Vibra caem com notícia de que Petrobras mira varejo de combustíveis
A possibilidade de retorno da Petrobras ao varejo de combustíveis gera volatilidade nas ações da Vibra Energia. Apesar das especulações, fontes afirmam que a estatal ainda não possui planos para essa retomada.
Ações da Vibra Energia (VBBR3) caem nesta quinta-feira após notícias da Bloomberg sobre a Petrobras (PETR4) considerar voltar ao varejo de combustíveis.
Por volta das 13h50, as ações da Vibra caíam 2,3%, colocando-a entre os piores desempenhos do Ibovespa, que diminuía 0,14%. As ações preferenciais da Petrobras caíam quase 1%.
Duas fontes da Reuters afirmaram que a Petrobras não planeja retornar ao varejo. Uma delas destacou que a estatal tem uma cláusula de não concorrência com a Vibra até 2029. Essa cláusula impediria qualquer movimentação nesse sentido, caso o tema surgisse em reunião do conselho.
Procurada, a Petrobras não comentou imediatamente.
A Vibra é uma das maiores distribuidoras de combustíveis da América Latina, operando com a marca Petrobras e vendendo diretamente a empresas. Antiga BR Distribuidora, foi privatizada em 2019 sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, considera este desmembramento um erro e critica os fornecedores de combustíveis por não reduzirem preços ao consumidor, mesmo com a Petrobras diminuindo preços para distribuidoras.