HOME FEEDBACK

Acho que teria “sucesso” em negociar tarifaço, diz Bolsonaro

Bolsonaro lamenta falta de "liberdade" nas negociações com Trump e destaca o papel de seu filho na busca por um acordo. Presidente dos EUA justifica tarifa de 50% sobre produtos brasileiros como resposta ao tratamento dado a Bolsonaro.

Resumo da Declaração de Jair Bolsonaro

No dia 17 de julho de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não possui “tanta liberdade” no relacionamento com o governo do presidente dos EUA, Donald Trump. Contudo, acredita que poderia “ter sucesso” em negociar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Durante uma entrevista no Senado, Bolsonaro declarou: “O que ele quer é democracia no Brasil. Ele quer negociar, mas não tem com quem negociar.”

Bolsonaro destacou o trabalho de seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que segundo ele, “fez mais” que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para buscar acordo com a Casa Branca.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a tarifa em 9 de julho de 2025, justificando a decisão pelo tratamento dispensado ao ex-presidente Bolsonaro. Reforçou que isso é “uma vergonha internacional” e deve parar.

A tarifa de 50% começará a valer em 1º de agosto de 2025 para todos os produtos brasileiros enviados aos EUA.

Leia mais em poder360