Ação da Azul (AZUL4) cai um dia antes do prazo para esclarecimentos ao Cade sobre codeshare com Gol (GOLL54)
A queda acentuada das ações da Azul ocorre em meio à pressão regulatória do Cade sobre os acordos de codeshare com a Gol. A companhia tem até amanhã para apresentar os esclarecimentos exigidos pelo órgão fiscalizador.
A ação da Azul (AZUL4) apresenta forte queda nesta quinta-feira, liderando as perdas do Ibovespa, com uma baixa de 7,89% por volta das 15h50.
A queda ocorre um dia antes do prazo fixado pelo Cade para a companhia prestar esclarecimentos sobre seus acordos de codeshare e programas de fidelidade com a Gol (GOLL54).
Codeshare é um acordo que permite que voos operados por uma companhia sejam vendidos sob o código de outra. No Brasil, é regulamentado pela ANAC.
O tribunal do Cade decidiu analisar o acordo de compartilhamento de voos entre as duas maiores companhias aéreas do Brasil, a pedido do conselheiro Gustavo Freitas de Lima. Segundo Freitas, o acordo pode indicar um nexo associativo entre as empresas.
A Azul tem até sexta-feira para prestar os esclarecimentos solicitados pelo Cade.
A Gol e a Azul iniciaram a venda de passagens para voos codeshare em 40 rotas, com planos de expandir para mais de 150 rotas. Além disso, o acúmulo de milhas entre seus programas de fidelidade é uma opção para clientes que comprarem voos codeshare.