HOME FEEDBACK

“Abominável”, diz Lula sobre visto masculino dado a Erika Hilton

Lula critica política de vistos dos EUA e defende soberania brasileira em relação à identidade de gênero. Deputada Erika Hilton planeja levar o caso à ONU, destacando a transfobia do governo americano.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “abominável” o visto masculino dado à deputada Erika Hilton (Psol-SP) pelo governo dos EUA, que reconhece apenas dois sexos: masculino e feminino.

Lula afirmou que o Brasil e a ciência são os que devem discutir o gênero da deputada, e não um decreto de Donald Trump.

Na quarta-feira (23.abr), Hilton se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e considerou o encontro “aquém” do esperado, sem sinalizações de nota sobre o caso.

Hilton comentou que Lula entendeu a gravidade da situação e fez uma fala firme, já tendo conversado com o ministro sobre a necessidade de um posicionamento.

No dia 16 de abril, Hilton anunciou que apresentaria uma denúncia na ONU contra os EUA após receber um visto com gênero masculino, que desconsiderou sua identidade de gênero, reconhecida oficialmente.

Ela cancelou sua participação na Brazil Conference na Harvard devido a essa emissão. Hilton descreveu a situação como uma “perversa” manifestação de transfobia de Estado por parte do governo americano.

A deputada criticou Trump por promover ódio contra pessoas trans, observando a contradição em relação ao visto anterior, que havia respeitado sua identidade de gênero.

Antes de ser deputada, Hilton foi a 1ª vereadora trans da Câmara Municipal de São Paulo, eleita em 2020. Em 2016, tentou se candidatar, mas teve seu registro indeferido, com o TSE reconhecendo seu gênero como masculino até a eleição de 2020.

Leia mais em poder360