A Selic sobe quanto na semana que vem? Veja o que diz Galípolo
Expectativa de novo aumento da Selic se destaca antes da reunião do Copom. Presidente do Banco Central ressalta a importância da cautela diante das incertezas inflacionárias.
Na próxima reunião do Copom, marcada para o dia 7, o mercado espera um último aumento na taxa Selic, que atualmente está em 14,25%. As apostas indicam 62% de chance de alta de 0,5 ponto e 32% de 0,25 ponto, elevando a taxa para 14,75% ao ano.
Para a reunião de 18 de junho, as probabilidades mostram 59,5% de manutenção da Selic, 25,5% de alta de 0,25 ponto e apenas 9,5% de aumento de 0,5 ponto.
Durante evento da J. Safra Asset, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, reforçou a relevância das mensagens do último comunicado do Copom. Ele destacou:
- preocupação com a dinâmica inflacionária acima da meta;
- defasagem dos efeitos da política monetária;
- necessidade de flexibilidade e cautela devido a incertezas crescentes.
Galípolo mencionou que o Copom fez um bom trabalho na comunicação e atualização de riscos, destacando o impacto de eventos globais, como as tarifas de Donald Trump.
Ele reforçou a necessidade de vigilância sobre as expectativas inflacionárias e a importância de dar tempo para avaliar os efeitos das últimas decisões de aumento da Selic.
Galípolo também ressaltou um descompasso entre a política monetária brasileira e a global, atribuído à resiliência e dinamismo da economia local.
Com informações do Valor PRO.