HOME FEEDBACK

A nova agenda global para GovTech e infraestrutura digital pública

Iniciativa reúne especialistas para discutir soluções em GovTech e infraestrutura digital pública. Grupo visa promover a transformação digital centrada no cidadão e impulsionar a eficiência nos serviços governamentais.

Governos enfrentam o dilema da transformação digital em um cenário tecnológico acelerado. A primeira reunião do Global Future Council on GovTech & Digital Public Infrastructure (DPI) do Fórum Econômico Mundial, que inclui 20 especialistas globais, abordou como a tecnologia pode modernizar o setor público e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável.

A abertura ocorreu em março, marcando o início de uma jornada até 2026, com a produção de publicações, estudos e recomendações para transformação digital centrada nas pessoas.

O conselho conta com membros como Cina Lawson (Togo), Aaron Maniam (Oxford) e representantes da ONU, UE, MIT e Mastercard. A diversidade reflete a necessidade de soluções adaptadas a contextos locais.

Um encontro crucial ocorrerá em outubro, em Dubai, para aprofundar debates sobre inteligência artificial, clima e inclusão digital. O objetivo é fortalecer o entendimento sobre GovTech e infraestrutura digital e construir uma comunidade global de inovação.

Com a criação do conselho, os temas de GovTech e infraestrutura digital estão no centro da estratégia de transformação dos governos. Um relatório do Fórum aponta que a adoção do GovTech pode gerar até US$ 9,8 trilhões em valor público até 2034.

Gustavo Maia, diretor executivo da GovTech Colab, destacou a importância de uma abordagem centrada no cidadão. A transformação digital deve incluir participação cidadã e compromisso com políticas públicas eficazes.

Leia mais em exame