A ‘criança preta’ que virou um gigante. O filme que traduz Milton Nascimento
Filme sobre Milton Nascimento explora sua vida pessoal e a relação com o filho adotivo, destacando sua busca por acolhimento e felicidade. A produção traz depoimentos de grandes nomes da música e reflete sobre sua influência no cenário musical brasileiro.
Filme sobre Milton Nascimento está em cartaz desde 20 de março e explora a relação do cantor com seu filho adotivo, Agostinho.
No filme, Agostinho revela: “Me sinto a pessoa mais amada do mundo”, enquanto Milton diz que ter um filho foi a “melhor coisa” de sua vida.
A cineasta Flávia Moraes acompanhou Milton na turnê A Última Sessão de Música, apresentando depoimentos de grandes músicos, como Quincy Jones, Wayne Shorter e Herbie Hancock.
O filme aborda a necessidade de acolhimento na vida de Milton, que foi adotado em meio ao preconceito. Flávia captura momentos íntimos, revelando um pouco da vida pessoal do cantor através de confissões e relatos de amigos como Maria Gadú e Chico Buarque.
A biografia não é completa, mas foca na turnê de despedida de Milton, com relatos de sua influência na música e momentos de improvisação.
O filme também destaca a canção Morro Velho, que reflete questões raciais e sociais, e traz vozes de novos artistas como Zé Ibarra e Tim Bernardes.
Milton Nascimento, figura central da MPB, finalmente recebeu o reconhecimento devido, tornando O Clube da Esquina um dos melhores discos de MPB de todos os tempos.
Flávia Moraes registra a felicidade de Milton, tanto como artista quanto como ser humano.