HOME FEEDBACK

62% acham que Bolsonaro deveria desistir de candidatura, diz pesquisa Genial/Quaest

A nova pesquisa revela que a maioria da população vê com bons olhos uma possível desistência de Bolsonaro em 2026. A aceitação de um novo candidato da direita também é refletida nas menções a Tarcísio e Michelle como alternativas.

Pesquisa Genial/Quaest revela que 62% dos entrevistados acreditam que Jair Bolsonaro (PL) deve desistir da candidatura à presidência em 2026 e apoiar outro candidato. Apenas 28% defendem que ele mantenha a candidatura.

O levantamento foi realizado entre 10 e 14 de julho com 2.004 pessoas, tendo uma margem de erro de dois pontos percentuais.

Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030 e réu no STJ por crimes contra a democracia, poderá ser preso se condenado.

A pesquisa também abordou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde 58% afirmam que ele não deveria buscar a reeleição. Em maio, esses números eram 66% e 32%, respectivamente.

No cenário de 1º turno, Lula lidera contra possíveis candidatos, enquanto em um 2º turno, ele empata tecnicamente com Tarcísio e vence Bolsonaro e outros candidatos. Lula ganharia também de governadores e de Ciro Gomes (PDT).

Na pesquisa espontânea, 68% dos entrevistados não sabem em quem votar. Lula obteve 15% das menções e Bolsonaro, 11%.

No cenário da direita, 15% dos consultados apontam Tarcísio para ser o candidato, enquanto 13% apoiam Michelle Bolsonaro. O número de menções a Eduardo Bolsonaro dobrou, chegando a 8%.

Dentre os bolsonaristas, 33% acreditam que ele deveria apoiar Michelle, enquanto 22% apontam Eduardo e 20% mencionam Tarcísio.

Entre os temores dos entrevistados, 44% temem o retorno de Bolsonaro e 41% a reeleição de Lula. Outros 7% tem medo dos dois, e 3% não têm medo deles.

Leia mais em valoreconomico