59% dos eleitores rejeitam influência de Trump sobre caso Bolsonaro
A pesquisa indica um ceticismo generalizado entre os eleitores brasileiros em relação ao poder de Donald Trump de alterar a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. A divisão nas opiniões revela uma descrença acentuada entre apoiadores do atual governo e da oposição.
Pesquisa da Quaest/Genial revela que 59% dos eleitores brasileiros não acreditam que o presidente dos EUA, Donald Trump, consiga reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em contraste, 31% considera que Trump pode mudar a decisão do TSE que impede Bolsonaro de concorrer até 2030. Os resultados foram divulgados em 28 de julho de 2025.
A desconfiança também é evidente entre os eleitores bolsonaristas: 45% acredita que Trump não alterará a situação judicial de Bolsonaro, enquanto 46% acredita que sim.
Para os eleitores de Lula, a impressão é mais negativa, com 69% dos entrevistados pensando que Trump não terá impacto algum, e apenas 23% acreditando em uma mudança.
No que diz respeito ao posicionamento político, 40% dos mais à direita e 52% dos bolsonaristas acreditam na influência de Trump. Entre os lulistas/petistas, essa crença cai para 33% e 20%, respectivamente.
A pesquisa foi realizada entre 10 e 13 de julho e ouviu 2.004 eleitores de diversas correntes políticas. A margem de erro é de 2%, com nível de confiança de 95%.