HOME FEEDBACK

146 deputados de partidos da Esplanada assinam urgência da anistia

Deputados governistas manifestam apoio ao projeto de anistia para condenados pelos atos de 8 de Janeiro. Com 264 assinaturas, requerimento de urgência pode ser votado rapidamente na Câmara.

Requerimento de urgência para projeto de lei que anistia condenados pelo 8 de Janeiro recebeu 146 assinaturas de deputados aliados ao governo Lula.

O União Brasil apoiou com 40 assinaturas, totalizando 67,8% da sua bancada. O partido indica ministros no governo Lula.

O PP contribuiu com 35 assinaturas e é representado pelo ministro do Esporte, André Fufuca. O presidente da sigla, Ciro Nogueira, é aliado de Bolsonaro.

Na bancada do Republicanos, 28 de 45 deputados assinaram. Já no PSD, foram 23 de 44. Ambos os partidos têm ministros no governo.

O MDB, que também possui ministérios, viu menos da metade da bancada assinar: 20 de 44.

O projeto propõe perdão a condenados pelos atos do 8 de Janeiro e teve apoio explícito de Bolsonaro em atos no Rio e São Paulo.

O requerimento foi protocolado pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante, com 264 assinaturas, porém duas foram consideradas inválidas.

Para ser validado, era necessário apoio da maioria absoluta, ou seja, pelo menos 257 deputados. Se aprovado, poderá ser votado imediatamente, sem passar por comissões.

O líder do PL argumentou que protocolou a urgência devido à “pressão covarde” do governo Lula para retirar apoios. A votação pode ocorrer até o fim do mês, com decisão na pauta a cargo do presidente da Câmara, Hugo Motta.

Leia mais em poder360