HOME FEEDBACK

1º de maio: entenda a origem do feriado do Dia do Trabalho, celebrado em vários países, mas não nos EUA

Feriado remonta à luta histórica por direitos trabalhistas e condições dignas de trabalho. A celebração, inicialmente nos EUA, se espalhou globalmente e se firmou como um símbolo de resistência dos trabalhadores.

Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, relembra a batalha por melhores condições de trabalho. Não é comemorado nos Estados Unidos, onde o feriado começou em setembro de 1882.

Os trabalhadores de Nova York fizeram a primeira parada para demonstrar força. Porém, a origem mundial da data se deu em Chicago, em 1º de maio de 1886, onde trabalhadores exigiram uma jornada de 8 horas diárias, levando a confrontos com a polícia e à morte de 11 pessoas.

Em 1889, a Segunda Internacional definiu 1º de maio como o Dia do Trabalho, originada dos protestos de Chicago. No Brasil, a data foi sancionada em 1924 pelo presidente Artur Bernardes, embora tenha atingido maior força sob o governo de Getúlio Vargas.

  • Em 1931, o Dia do Trabalho tornou-se feriado.
  • A partir de 1940, a data passou a anunciar o salário mínimo.

No Estados Unidos, o feriado foi reconhecido apenas em 1894. Os prováveis criadores do Dia do Trabalho são Peter McGuire e Matthew Maguire, ambos propuseram a data em 1882.

Hoje, a data ainda reveste importância nas manifestações por melhorias, refletindo as lutas dos trabalhadores.

Leia mais em o-globo